O Marketing digital é um conceito que relaciona e executa as variáveis do marketing tradicional, com um vasto leque de oportunidades para incrementar e divulgar seu negócio através do marketing bem orientado.

As estratégias, normalmente, se baseiam no marketing tradicional, no entanto, adaptada as peculiaridades da internet. E as empresas estão cada vez mais recorrendo a essa modalidade para divulgar seus produtos na internet.

No entanto, tem-se visto muitos empresários dependentes de algumas mídias, como o Facebook, por exemplo.

O Facebook disponibiliza gratuitamente diversas ferramentas de divulgação para empresas, diferentes daquelas oferecidas a usuários comuns. As páginas – destinadas especificamente para divulgação de empresas, marcas, pessoas públicas dentre outras – geram relatórios de alcance, engajamento e algumas outras métricas que auxiliam os empresários no controle de suas publicações. De uma forma simples, que é possível ser feita porque qualquer usuário da rede.

Apesar de essa ser uma excelente ferramenta para alcançar seu público de forma segmentada e precisa, ela pode não ser a mais eficiente, nem a mais econômica.

Muito antes da publicidade no Facebook, o Google já oferecia um serviço semelhante, o Google Ads. Ele disponibiliza, além de anúncios patrocinados em sua rede de pesquisas, diversos formatos de anúncios gráficos, em texto e em vídeo que são exibidos em sites de parceiros, YouTube e aplicativos para dispositivos móveis em todo o mundo. Alguns formatos de anúncios do Google chegam a alcançar até 83% de todas as páginas da internet. Um número muito maior que os usuários do Facebook.

Além do alcance, os anúncios do Google Ads podem sair muito mais baratos que os do Facebook. Por ser uma ferramenta já madura no mercado, ele possui técnicas e conceitos próprios que levam em consideração a qualidade do anúncio, com um único objetivo, que é o de oferecer o conteúdo mais adequado para cada usuário. Com isso, quanto maior for a qualidade de um anúncio, conforme os critérios estabelecidos pelo Google, mais barato pode ser o custo para o anunciante.

Ainda assim, muitos empresários optam por anunciar apenas no Facebook, talvez por desconhecer os benefícios do Ads ou por não querer investir em um site.

O site também pode ser um bom aliado na publicidade gratuita da empresa, pois alcançando um bom posicionamento nas redes de pesquisa através de planejamento de SEO, os clientes podem encontrar a empresa facilmente quando estão procurando por seus serviços, sem que a empresa precise pagar por isso.

Cada negócio possui necessidades e públicos específicos, por isso a forma de utilização de cada ferramenta vai depender dessas peculiaridades. Algumas são mais complexas, como o Ads, mas não podem ser negligenciadas, pois é justamente nela que se encontram as maiores oportunidades para a publicidade patrocinada. Para isso existem os profissionais de marketing digital.