Criar uma página no Facebook com o objetivo de divulgar um produto, serviço, empresa ou até mesmo um site, tem sido uma prática comum nos dias atuais e surtem bons resultados. No entanto, muitos têm dificuldades em obter um alcance de publicações satisfatório organicamente (sem patrocinar as publicações). Isso porque o próprio algoritmo do Facebook restringe a impressão das postagens em alguns casos.

Mas conhecendo alguns detalhes a respeito do Facebook e, principalmente, do comportamento dos seus seguidores, é possível melhorar substancialmente o alcance das suas publicações sem precisar “por a mão no bolso”. Confira algumas dicas:

 

Utilize as estatísticas da página do Facebook

 

Toda página possui uma guia de informações que reúne indicadores sobre diversas métricas, como a evolução de curtidas na página e engajamento com a publicação, por exemplo.

 

informações de alcance facebook

Página de informações do Facebook

 

Utilize essas informações para conhecer melhor o comportamento dos seus seguidores, como os horários em que mais acessam, o tipo de publicação que gera maior engajamento etc. Analise todos os dados e crie padrões para suas publicações, conforme o melhor resultado. Existe um pico de maior acesso em determinado horário na página? Que tal programar as publicações para esse momento?

 

Evite postagens com formatos que envolvam links

 

Uma mudança recente no Facebook passou a restringir o alcance de publicações com links. A justificativa para essa mudança é uma questão de segurança: a rede social quer manter o usuário dentro de sua rede o maior tempo possível, boicotando links externos. Outra justificativa é dar prioridade para postagens espontâneas de amigos próximos.

Nesse caso, vários formatos são afetados pela mudança, como o carrocel de imagens e os GIFs, recentemente permitidos na rede, pois ambos utilizam links em sua construção.

Mas, uma dica valiosa para casos em que a divulgação do link seja necessária é inseri-lo em um comentário. Poste uma imagem com a ideia do conteúdo, e no texto de apoio você pode citar que o link está nos comentários, por exemplo.

 

Compartilhe suas publicações em grupos relacionados ao seu conteúdo

 

Se você está inserido em um mercado para valer, ou estuda e produz conteúdo sobre determinado tema, certamente vai querer está atualizado sobre tudo que acontece no meio, não é verdade? Os grupos do Facebook funcionam como comunidades para troca de informações, experiências ou negócios. Portanto, faça parte de grupos relacionados ao seu conteúdo e compartilhe suas publicações neles. Quanto maior a quantidade de membros interagindo nesses grupos, maior o seu potencial de alcance.

Monitore o alcance de publicações

 

Monitore sempre o alcance de suas publicações. Extraia relatórios da guia informações, principalmente quando fizer alguma postagem diferenciada. Atente-se a formatos e conteúdos que possuem maior alcance e invista neles. O monitoramento vai te ajudar a estar sempre aperfeiçoando suas publicações e a ter um alcance da página crescente.

Como você pode ver, não existe uma fórmula mágica para extrair os melhores resultados de uma página, o segredo está basicamente em postar e analisar.