O Google Ads possui diversas regras e critérios para a exibição de seus anúncios. Muitas delas não são muito simples de se compreender, como por exemplo, o índice de qualidade.

O Google possui diversos serviços gratuitos na internet à disposição dos usuários. Um deles, o mais conhecido e muitas vezes confundido com a própria empresa, é a sua rede de pesquisa. O buscador todo poderoso, que tudo sabe, tudo encontra e onde todos os sites desejam estar. Mérito muito merecido, inclusive.

Para que um site apareça entre os primeiros resultados no Google ele precisa ter uma boa pontuação em diversos critérios de qualidade estabelecidos, alguns desconhecidos. Até onde sabemos, esses critérios envolvem, além de conteúdos relevantes para as pesquisas, uma boa experiência para o usuário (fácil navegação, tempo reduzido de carregamento da página, entre outros).

Mas você deve estar se perguntando, “o que o funcionamento da busca orgânica tem a ver com os anúncios do Google Ads?” Absolutamente, tudo!

O Google só é o maior site de buscas da internet porque entrega ao usuário o resultado que melhor corresponde a sua pesquisa. E essa é também a grande vantagem em se anunciar ali. O buscador encontra, para o anunciante, quem está procurando por seus produtos, mas antes disso ele precisa entregar um bom resultado a quem procurou. Os anúncios, portanto, seguem os mesmos critérios para ranqueamento no leilão.

 

Definição do Índice de Qualidade

 

Ao criar um anúncio, este é avaliado pelo Ads e recebe uma pontuação em uma escala de 1 a 10, para um indicador chamado Índice de Qualidade (IQ). Nesse indicador, são avaliados a relevância da página de destino, palavras-chave do anúncio, atratividade, taxa de cliques, dentre outros.

O Índice de Qualidade tem peso no ranqueamento dos anúncios, assim como o valor do lance dado pelo anunciante. Sendo que, quanto melhor o seu índice de qualidade, menos você pagará para competir pelas primeiras posições. Além do mais, anúncios com índices de qualidade muito ruins podem ser reprovados ou pouco exibidos.

Concluindo, não importa quanto dinheiro você tenha, se o seu anúncio não for relevante para a sua segmentação de palavras chaves na rede de pesquisa. Os critérios do Google Ads são uma forma democrática e justa que garante a qualidade tanto para o usuário final quanto para seus anunciantes. Você decide quanto quer pagar e se trabalhar bem, colhe os melhores resultados.