ATENÇÃO: esse texto foi escrito na base do ódio, portanto, se você nunca passou raiva com Facebook/Instagram, tenha empatia.

Recentemente o Instagram tem tomado medidas bastante rigorosas a fim de impedir a criação de contas falsas e que violem seus termos de uso. Porém, isso tem afetado diversos negócios (muitas vezes injustamente) que, sem mais nem menos, têm suas contas desativadas sem nenhum motivo aparente e recuperar a conta no Instagram nesses casos é crucial. Esse é o grande mal das contas gratuitas, os termos são claros:

Podemos alterar nosso Serviço e nossas políticas, e podemos precisar alterar estes Termos para que eles reflitam precisamente nosso Serviço e nossas políticas. Salvo quando a lei estabelecer o contrário, você será notificado (por exemplo, por meio de nosso Serviço) antes de alterarmos estes Termos e terá a oportunidade de analisá-los antes que entrem em vigor. Por isso, se você continuar usando o Serviço, estará vinculado aos Termos atualizados. Se você não quiser concordar com estes ou com quaisquer outros Termos atualizados, poderá excluir sua conta aqui.”

Ou seja, podemos atualizar os termos a qualquer momento e se você não concordar, basta desfazer sua conta.

Acontece que atualmente vários negócios são construídos com base em uma conta do Instagram ou página do Facebook. O que é um erro grave, pois não devemos deixar nosso negócio a mercê de algo que não temos controle. São investidos tempo e dinheiro para conquistar audiência e engajamento e um belo dia você se depara com isso:

Conta do Instagram desativada

O que fazer? Sentar e chorar?

Talvez você realmente faça isso, porém, não vai adiantar de nada. Há meios de recuperar sua conta mesmo sem saber o motivo real para o cancelamento. Confira!

O que fazer se meu Instagram for desativado

O desativação de contas do Instagram é preocupante por três motivos.

  1. Eles não dão um motivo claro.
  2. Eles não tem central de reclamação para entrar em contato quando precisa. Você tem que seguir as normas e esperar o tempo deles.
  3. Eles cancelam a conta depois perguntam porque deveria reativar, ao invés do contrário.

Ao dizer que você violou os termos de uso, caímos em uma infinidade de possibilidades que pode ter levado a essa ação. No entanto, quando é uma questão de conteúdo, o Instagram remove o conteúdo e te alerta sobre isso. Ou seja, esse motivo pode ser descartado.

O que tenho observado, depois de recuperar duas contas comerciais, é que a única coisa que eles querem é saber  se você é uma pessoa e tem autorização para usar a conta. Portanto o que você deve fazer é confirmar sua identidade e do seu negócio. Para isso, siga o passo a passo seguinte:

  1. Clique em Saiba Mais no aviso de desativação
  2. Preencha o cadastro com um e-mail que você tenha acesso, não necessariamente o da conta. Você receberá dois e-mails automáticos do Facebook (não do Instagran) e responder a esses emails é a única forma de recuperar a conta.

O primeiro e-mail diz, basicamente que as informações do formulário não acrescentam nada a eles e que você vai ter que enviar mais informações se quiser sua conta de volta:

email de conta desativada do instagram

O segundo e-mail (lembrando que os dois chegam no mesmo instante) quer comprovar que você é uma pessoa e não uma máquina. Por isso solicita uma foto de presidiário, segurando uma folha de papel com um código, seu nome e usuário (é rir para não chorar).

email 2 conta desativada

Se você fizer exatamente o que eles pedem, há poucas chances de você conseguir recuperar sua conta comercial. Digo isso porque fiz diversas tentativas e não consegui. O resultado positivo veio quando comprovei:

  1. o meu vínculo com a conta;
  2. que eu possuía um domínio (site) semelhante ao nome da conta;
  3. identifiquei todos os usuários que tinham acesso a ela;
  4. mostrei que eu era administradora da conta de anúncios do Facebook, vinculada á página.

Feito isso, as contas foram liberadas em menos de 24 horas.

Como fiz isso? Fiz prints do Facebook e Gerenciador de Anúncios. Além da foto de presidiário e registro do domínio, é claro.

Obs.: Dizer que nunca mais vai anunciar por causa do cancelamento e que você pretende pedir reembolso de todo o investimento que fez na conta também é válido. Drama que fala, né?

Dicas extras para não perder sua conta

Além de seguir a risca os termos de uso (não utilizar ferramentas para conseguir seguidores, postar conteúdos impróprios ou de terceiros), vincule suas contas comerciais a um e-mail e página do Facebook que você administre com seu perfil pessoal. É a melhor forma de provar que você é você e tem autorização para gerenciar a conta. E invista em anúncios!

A conclusão a que cheguei é que, não interessa se você segue ou não os termos. O Instagram pode “sismar” com você e pedir comprovações a qualquer momento. Ou seja, seja autêntico, crie seu próprio conteúdo e uma marca que te represente e invista nisso. Com esforço e disciplina é possível construir grandes coisas!

Se você acha que nunca violou nenhuma das diretrizes e não sabe porque sua conta foi desativada. Dê uma olhada nesse artigo. Você pode se surpreender!

Quer dicas para criar conteúdo para as redes sociais? Veja mais em nosso blog.