“Funil de Vendas” ou simplesmente funis. Certamente você, que está envolvido com o marketing digital, já ouviu falar nesse termo.

Mas o que seria um funil de vendas?

 

Antes de explicar o que é um funil de vendas, vamos nos ater a jornada de compra.

Uma compra não se inicia quando o cliente vai ao caixa pagar pelo produto. Essa é a efetivação da compra. A jornada de compra é dividida em 4 etapas principais, que são determinantes para a realização da venda em si.

A primeira etapa da jornada de compra é quando uma pessoa descobre um problema, necessidade ou uma oportunidade. Chama-se fase da descoberta. Nessa etapa, pode ser que o cliente ainda nem saiba do que exatamente ele precisa. Apenas deseja resolver um problema.

Após reconhecer o problema, a pessoa começa a buscar possíveis soluções ou oportunidades, dependendo do seu contexto. Essa é a segunda etapa.

Reconhecido o problema e tendo pesquisado a respeito, ele considera solucioná-lo. Nesse momento as pessoas pesquisam formas e alternativas. Ele já descobriu que tem um problema e qual é, agora está identificando a melhor solução para, enfim, decidir comprar ou não e de quem.  Essa é a quarta etapa.

Nessas fases, nas quais a maioria das pessoas sempre passam antes de adquirir um produto ou contratar um serviço, é que entra o Funil de Vendas.

O Funil de Vendas consiste em agrupar etapas e gatilhos que identifiquem em que etapa estão os consumidores e a forma de abordagem em cada uma delas.

Um cliente, por exemplo, que ainda nem sabe que tem um problema deve ser alertado do mesmo. Aos que já descobriram, devemos mostrar uma forma de solucionar e assim por diante. Dessa forma, os clientes passam por um “filtro”, no qual a empresa tentará convencê-los a adquirir a sua solução.

funil de vendas

Funil de Vendas

Como utilizar o funil no marketing digital

 

Os funis de vendas são extremamente úteis para planejar etapas de vendas e qualificar clientes. No marketing digital o funil é utilizado para identificar potenciais clientes que visitam seu site, transformá-los em leeds (contatos) e abordá-los até a compra.

Um exemplo para identificar em que estágio o cliente se encontra é criar conteúdos que representem a necessidade do cliente em cada estágio da jornada de compra. Mas antes disso você deve mapear e definir quais são marcos para identificar cada uma. Mas esse será tema para outro post.

Resumindo, o funil de vendas é uma estratégia que visa identificar os possíveis clientes no momento em que esses necessitam dos seus serviços e acompanha-lo durante a sua jornada de compra, para que ele opte pelo seu produto ou serviço.