Como dito anteriormente, diversos conceitos do marketing tradicional são facilmente aplicados no marketing digital, com precisão, devido a grande quantidade de informações disponíveis. Um desses conceitos, a segmentação de mercado, é uma técnica essencial para direcionamento correto dos anúncios e redução significativa de custos com publicidade.

Além da segmentação geográfica exemplificada no primeiro artigo dessa série, existe também a segmentação por dados demográficos. Essa segmentação inclui informações de sexo e idade de sua audiência e público alvo que podem ser facilmente coletada através do Google Analytics.

Segmentação Demográfica

 

Para utilizar as informações demográficas dos visitantes do seu site nos relatórios do Google Analytics é necessário habilitar a coleta de cookies nas propriedades da conta e disponibilizar no site as políticas de privacidade em relação a utilização desses dados.

Alguns dias após essa habilitação, você encontrará dados demográficos dos visitantes do seu site nos relatórios do Google Analytics na opção Público > Geográfico> Local

 

Informações geográficas Analytics

Visão Geral das Informações Geográficas no Analytics

 

 

Com essas informações é possível conhecer melhor quem são as pessoas que mais visitam o seu site. Se são, em sua maioria, homens ou mulheres e em qual faixa etária se encontram. É possível também verificar quem está só “dando uma olhadinha” e quem está de fato realizando compras e/ou interagindo com seu website.

Como mostra a tabela abaixo,  as métricas de aquisição, comportamento e conversões são apresentadas por faixa etária – também é possível segmentar por sexo.

No caso da tabela exemplo, não foi apresentada nenhuma conversão no período, no entanto, com as tags de acompanhamento das conversões instaladas, os dados seriam mostrados nessas colunas.

 

segmentação demográfica por idade

Segmentação demográfica por idade no Analytics

Como utilizar as informações demográficas

 

Conhecendo melhor o seu público através dessas informações disponíveis no Google Analytics, você consegue direcionar seus anúncios patrocinados tanto no Google Ads, para as campanhas de display e vídeo, quanto no Facebook Ads, que também possui essa opção de segmentação, apenas para o público de interesse.

Após configurar essa segmentação em suas campanhas, você também terá, com o tempo, os dados das próprias campanhas para análise, que podem diferenciar um pouco de acordo com a plataforma do anúncio e outras situações que também devem ser levadas em consideração na hora de distribuir o orçamento.

Se você identifica que um determinado público, feminino, de idade entre 18-34 anos, por exemplo, é o que mais realiza compras em seu site, convém fazer campanhas exclusivas para mulheres nessa faixa etária ou destinar a esse público um orçamento maior.

Investindo nos públicos potenciais você evita gastos desnecessários com anúncios que, certamente, não gerariam vendas, além de garantir mais qualidade ao anúncio e consequentemente pagar cada vez menos pelo clique.