Contas desabilitadas pelo Instagram são mais comuns do que possa parecer. Existem diversos fatores que podem levar a rede social a fazer essa suspensão, temporária ou definitiva, depende do que você fez ou pareceu fazer – sim, há grandes chances de você ter violado a política – e de seus argumentos e provas.

Neste artigo vamos explicar os motivos pelos quais o Instagram pode ter bloqueado a sua conta. Apesar de tudo está lá bem explicado na política de privacidade – quem lê isso, não é mesmo? Muito mais fácil vender minha alma aceitando os termos de olhos fechados ao criar a conta… Estamos de olho…

 

Estamos de olho

Se a sua dúvida é como recuperar a sua conta bloqueada por violar os termos, veja este artigo: Instagram: Minha Conta Foi Desativada Por Violar Nossos Termos.

As políticas nem sempre são claras e por isso é preciso interpretar até mesmo o que está nas entrelinhas. Aqui registrei aquelas infrações que são tão comuns que até parece que é permitido, de tanto que a gente vê por aí, mas na verdade não é. Confira:

 

Principais infrações dos termos de uso do Instagram

 

Uso de “bot”

 

Diversos objetivos levam alguém a criar uma conta no Instagram e um deles é publicidade. Seja para divulgar produtos e serviços de uma empresa ou para produção de conteúdo digital que seja no futuro, rentável. Digo no futuro porque o alcance e engajamento nessa rede organicamente é um trabalho de longo prazo que exige muita constância e disciplina. Ao menos que você contrate um bot (web robo) para conseguir seguidores mais rapidamente. Pronto, já violou uma das políticas.

Você não pode fazer algo que interfira ou afete a operação pretendida do Serviço.
Isso inclui criar contas ou coletar informações de modo automatizado sem nossa permissão expressa.

É muito comum as pessoas fazerem isso no começo, e mais comum ainda robôs serem oferecidos garantindo que estão de acordo com os termos de uso do Instagram e que nada vai acontecer de errado com sua conta se você utilizar. Ledo engano.

O Instagram pode não bloquear a sua conta imediatamente e a qualquer tempo fazer isso. Não importa se passaram meses ou anos, a conta chega. Muitas contas com milhares de seguidores são bloqueadas gerando prejuízo para seus usuários. Claro que com muitos seguidores o robô já não é mais necessário, mas aquele empurrãzinho lá no início, pode virar um problemão no futuro.

Vale lembrar também que o uso de bot não é permitido em nenhuma circunstância: comentários automáticos, programação de postagens, tudo isso pode gerar bloqueio. Até mesmo a ação humana que se comporte semelhante a um robô, como por exemplo fazer diversos comentários em um curto espaço de tempo, não é bem vista pelo algorítmo.

 

Produtos falsificados ou com margem pra acharem isso

 

O anúncio de produtos falsificados, que possam confundir com uma marca registrada ou que simulem produtos de maior qualidade, como por exemplo bijuterias vendidas como “joias” podem levar a um bloqueio da sua conta no Instagram. Nesse caso, há duas políticas que se aplicam:

Você não pode fazer algo ilícito, enganoso, fraudulento ou com finalidade ilegal ou não autorizada.

Você não pode publicar informações privadas ou confidenciais de outra pessoa sem permissão ou fazer qualquer coisa que viole os direitos de outra pessoa, incluindo os direitos de propriedade intelectual (por exemplo, violação de direitos autorais, violação de marca comercial, falsificação ou bens pirateados).

Aí entra uma questão até ética e moral. A construção de uma marca forte que gera desejo nos consumidores leva anos e ao custo de muito investimento. Não é à toa que após esse investimento o produto fica mais fácil de ser vendido. Grandes marcas investem em anúncios pagos no Instagram/Facebook aí vem alguém, sem pagar nada ou pagando menos pro Mark Zuckerberg querer surfar nessa onda e vender um tênis da Nike ou Adidas a R$50,00? Não dá. A conta pode ser bloqueada e com toda razão.

 

Postar antes e depois

 

Programas de dietas e exercícios físicos normalmente costumam utilizar de comparativos de antes e depois. No entanto, há uma diretriz da comunidade que pode interpretar essa prática como incentivo a automutilição: 

Para que nosso ambiente seja acolhedor, não exalte a automutilação.

A comunidade do Instagram se preocupa com todos. Este costuma ser um lugar onde as pessoas que enfrentam problemas difíceis, como distúrbios alimentares, automutilação ou outros tipos de autoflagelação, se reúnem para gerar conscientização sobre o problema ou encontrar apoio.

[…] Incentivar ou solicitar que as pessoas pratiquem a automutilação vai contra esse ambiente de suporte. Caso esse tipo de comportamento seja denunciado, removeremos o conteúdo ou desativaremos as contas que o publicarem. Nós também podemos remover o conteúdo que identifique vítimas ou sobreviventes de automutilação caso esse conteúdo identifique as pessoas para fins de ataque ou de humor.

Como automutilação o Instagram considera qualquer agressão intencional e direta ao corpo, inclusive distúrbios alimentares. Ou seja, se você incentiva as pessoas a emagrecerem, indiretamente, você pode estar estimulando a bulimia e outros transtornos (para aqueles que sofrem disso).

Não é regra que o bloqueio irá acontecer, nem quando. A própria política é um pouco subjetiva quanto a isso – muitas pessoas ainda fazem isso e estão com contas ativas – mas é bom evitar, pois de fato acontece.

Copiar ou infrigir direitos autorais

 

Em 2018 a conta do Hugo Gloss no Instagram, blogueiro famoso por postar notícias do meio artístico,  foi bloqueada por infringir a diretriz sobre direitos autorais da rede social. Denúncias apontaram que ele se utilizava da imagem de programas televisivos e pessoas sem “permissão” ou sem os devidos créditos.

Você não pode publicar informações privadas ou confidenciais de outra pessoa sem permissão ou fazer qualquer coisa que viole os direitos de outra pessoa, incluindo os direitos de propriedade intelectual (por exemplo, violação de direitos autorais, violação de marca comercial, falsificação ou bens pirateados).

A conta ficou bloqueada por alguns dias e foi recuperada. Porém, depois disso, todas as imagens possuem seus devidos créditos.

 

Instagram Hugo Gloss

Excesso de hast tags #

 

Quem nunca viu um perfil que coloca tudo quanto é assunto na legenda em forma de # para disseminar o conteúdo? Tudo isso na tentativa de interferir ou afetar a operação pretendida do serviço. Marcam famosos, assuntos do momento, mesmo que isso não esteja relacionado ao seu conteúdo. Ou seja, o objetivo é simplesmente burlar o algorítimo para crescer mais rápido.

Você não pode fazer algo que interfira ou afete a operação pretendida do Serviço.

 

Mas eu não violei nenhum termo…

 

É o que eu mais ouço das pessoas que tiveram contas bloqueadas. Porém, como já foi falado, não existe uma relação de tempo entre o fazer e receber a punição. Pode ser que há dois anos atrás você tenha instalado um bot para conseguir seguidores e hoje, com 200k de seguidores, siga todas as diretrizes corretamente e tenha a conta bloqueada.

Mas isso não quer dizer que você não possa ter sua conta de volta. Você pode recorrer da decisão de bloqueio na central de ajuda. Mas esteja certo de que, se fez algo no passado que possa ter infringido as políticas, isso não está mais acontecendo e também não acontecerá novamente.

Nesse artigo eu ensino como recuperar uma conta desativada por violar os termos.

 

Como evitar que o Instagram me bloqueei novamente?

 

Leia atentamente as políticas e procure utilizar o Instagram para o objetivo ao qual foi proposto: oferecer oportunidades personalizadas de criar, conectar, comunicar, descobrir e compartilhar. Portanto, crie um conteúdo original e utilize a rede para esse fim. No mais fique atento a esses cuidados:

  • seguir as políticas;
  • cadastre a autenticação de 2 fatores;
  • preencha dados pessoais no cadastro do perfil como e-mail e telefone;
  • conecte o Instagram ao Facebook.

Gostou das dicas ou ainda ficou com dúvida? Deixe nos comentários!